quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Disciplina de linguagens e educação

A linguagem está presente em toda formação do individuo, especificamente apresenta-se nos ambientes educacionais, seja formal ou não-formal da seguinte forma:

Linguagem= Comunicação
Apresenta-se para o aluno nos primeiros dias de aula na educação formal, foi por ela que mantive o primeiro contato com o professor, e esse assim como todos faria uso desse recurso de linguagem para transmitir seus conteúdos, sendo a mensagem ou código e o aluno o receptor.

Linguagem Como Representação:
Durante as séries iniciais posso relacionar tal passagem a momentos em que relacionamos os sons aos símbolos, é assim quando escrevemos o nome de um numeral e representamos em seguida com o símbolo, até então já conhecido por nós, mas concretizado após representação.

Linguagem como Prática Social:
Apresentam-se de forma anterior as demais principalmente no contexto escolar, aonde esta chega de forma elaborada e pronta, o professor ao transmitir um conteúdo por meio da linguagem comunicativa, já traz nesta certo conceito anteriormente formado.

Um comentário:

  1. Olá!!

    Penso que o diferencial do blog seja justamente essa possibilidade de cada poder registrar aquilo que apreendeu da aula de uma forma significativa, e, você conseguiu fazer isso muito bem.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir